sábado, 29 de dezembro de 2012

Ciência poética


A Ciência pode ser muito romântica, principalmente em jornadas de exploração, seja por terra, água, ar ou espaço. Quando se trata de batizar suas ferramentas, os homens da ciência não deixam de prestar honras e homenagens aos seus heróis, reais ou ficcionais.

No Post da madrugada de hoje, vamos desvendar os segredos por trás dos nomes dos Ônibus Espaciais, os mais charmosos veículos espaciais do século XX. 




Enterprise

A Enterprise e o elenco de Jornada nas Estrelas
Willian Shatner (o Capitão Kirk) não aparece na foto pois
estava na cabine tentando acionar os motores de dobra

O primeiro ônibus espacial serviu como modelo de testes e nunca chegou ao espaço, mas os cientistas da Nasa homenagearam um dos mais audacioso e queridos bólidos espaciais: a USS Enterprise da série Jornada nas Estrelas, a nave que foi onde nenhum homem jamais esteve. 

Originalmente a nave seria batizada de Constitution, mas uma campanha organizada por fãs da série dirigiram cartas ao presidente Gerald Ford para que o ônibus espacial fosse batizado com o nome Enterprise. Embora nunca tenha citado a campanha, Ford anunciou a técnicos da Nasa que era partidário do nome Enterprise, o que auxiliou na mudança. Em 1994, para delírio dos trekkers, o ônibus espacial foi exibido em convenções de Jornada nas Estrelas (fãs de Star Wars, superem essa!!!). 

No primeiro longa-metragem de Star Trek, uma cena mostra várias versões da Enterprise, incluindo navios famosos e o Ônibus Espacial. Os produtores devolveram a homenagem, insinuando que as naves da Federação dos Planetas Unidos batizadas de Enterprise homenageavam o protótipo da Nasa.

Qualquer dia faço um post sobre os veículos com o nome Enterprise, incluindo os ficcionais da série Jornada nas Estrelas. 

Columbia

Robert Gray

O segundo ônibus espacial recebeu um nome folclórico e histórico para os norte-americanos. O nome é ligado aos feitos do Capitão Robert Gray, o primeiro americano a realizar uma viagem ao redor do planeta. Entre os seus outros feitos estão a abertura de rotas comerciais entre a costa oeste americana e o Pacífico e as viagens de exploração no ano de 1792 que resultaram no batismo do Rio Columbia. O módulo de controle da Apolo 11, primeiro veículo tripulado a realizar um pouso na Lua também recebeu o nome Columbia. 

Challenger

HSM Challenger por William Frederick Mitchell


O terceiro ônibus espacial é mais lembrado pelo acidente fatal ocorrido em 1987, foi batizado em homenagem ao corvete britânico HMS Challenger que realizou uma expedição marítima ao redor do planeta entre 1872 e 1876. O Módulo Lunar da Apolo 17 também recebeu o mesmo nome. 

Discovery

Os navios Resolution e Discovery


O nome do quarto ônibus espacial se adequá bem a missão dos veículos espaciais e segue uma longa tradição de pesquisa e exploração, a começar pela frota do capitão James Cook explorador britânico  que em sua terceira e última missão de exploração ao Oceano Pacifico, capitaneou o Navio Discovery entre os anos de 1776 e 1779. 

Outro Discovery (não achei imagens) foi utilizado entre 1610 e 1611 para descobrir a Passagem Noroeste, rota pelo mar ao norte do Canada e Alasca que permite a comunicação marítima entre o Atlântico e o Pacífico. O Navio contribuiu ainda com a fundação de Jamestown, primeiro assentamento britânico no novo continente.

HSM Discovery


Dois Discoverys foram responsáveis pelas explorações dos Polos Norte e Sul. O HSM Discovery foi utilizado por George Nares e em sua expedição pelo Ártico entre 1875/76. 


RSS Discovery

Entre os anos de 1901 e 1904, os capitães Robert Falcon e Ernest Shackleton, sob serviços da Royal Geographical Society realizaram a "Expedição descoberta da Antártida" no RSS Discovery.


Atlantis

RV Atlantis


O quinto ônibus espacial recebeu o nome do RV Atlantis, um veleiro de dois mastros que serviu de base de pesquisas para o Instituto Oceanográfico Woods Hole entre os anos de 1930 e 1964. O navio ainda está na ativa com outro nome - "El Austral" - prestando serviços científicos ao Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Técnicas (CONICET) da Argentina desde 1966.


Endeavour

Endeavour


O sexto e último ônibus espacial foi batizado em homenagem ao navio de pesquisas Endeavour comandado pelo navegador inglês James Cook em sua primeira viagem de exploração ao Oceano Pacífico no século XVIII. Lançado em 1764, foi adquirido pela Marinha Real Britânica em 1768, permanecendo em atividade até 1775. A missão da embarcação era explorar o Pacifico em busca da Terra Australis Incógnita ou a "Desconhecida Terra ao Sul". Uma réplica da Endeavour foi lançado em 1994 e está ancorado ao lado do Australian National Maritime Museum em Sydney. O batismo também é uma homenagem ao módulo de comando da Apollo 15.



Pioneiros, por hoje é só. 

See you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário